PLÁKA reúne projetos que consubstanciam a política municipal de apoio à prática artística contemporânea no Porto, dando forma às iniciativas Aquisições, Colectivos Pláka, Anuário, Criatório, Shuttle e Inresidence.
Mediando processos de criação, reflexão e investigação em diferentes territórios da arte contemporânea, constitui-se enquanto plataforma de síntese, e análise, de medidas de apoio a artistas e agentes culturais e da sua articulação com a política cultural do município.
A plataforma PLÁKA é uma iniciativa da Câmara do Porto, promovida através do Departamento de Arte Contemporânea da Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M.
Mediando processos de criação, reflexão e investigação em diferentes territórios da arte contemporânea, constitui-se enquanto plataforma de síntese, e análise, de medidas de apoio a artistas e agentes culturais e da sua articulação com a política cultural do município.
A plataforma PLÁKA é uma iniciativa da Câmara do Porto, promovida através do Departamento de Arte Contemporânea da Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M.
-
EQUIPA
Presidente da Câmara do Porto
Pedro Duarte
Vereador da Cultura e Património
Jorge Sobrado
Diretor Artístico
João Laia
Diretora Executiva
Sílvia Fernandes
Coordenador de Programação
Nuno Rodrigues
Gestora de Projeto
Diana Geiroto Gonçalves
Produtor Executivo
Vítor Rodrigues
Coordenador de Comunicação e Edição
Tiago Dias dos Santos
Comunicação
Diana dos Reis
Hernâni Baptista
Assistente de Direção Executiva
Yoan Teixeira
Assistente de Direção
Cláudia Almeida
ÁGORA — CULTURA E DESPORTO, E.M.
Presidente do Conselho de Administração
Catarina Araújo
Conselho de Administração
César Navio
Ester Gomes da Silva
Secretariado da Administração
Hélder Roque, Liliana Santos
DPO
Filipa Faria
Diretora de Gestão de Pessoas, Organização e Sistemas de Informação
Sónia Cerqueira
Diretor de Serviços Jurídicos e de Contratação
Sérgio Caldas
Diretora Financeira
Rute Coutinho
Diretor de Comunicação e Imagem
Bruno Malveira
Colectivos Pláka
Os Colectivos Pláka são um programa de estudos sobre sociedade e cultura contemporânea estruturados em forma de cursos e workshops. Organizados pela Direção de Arte Contemporânea da Ágora - Cultura e Desporto do Porto E.M., os Colectivos Pláka criam oportunidades de diálogo, aprendizagem e partilha de conhecimento entre várias tradições epistemológicas e comunidades criativas, permeando os encontros e discursos no campo da arte contemporânea com outras formas de reflexão e produção.
Organização 2025
- O mesmo erro amanhã
Delfim Sardo
Delfim Sardo (Aveiro, 1962) é curador, ensaísta e professor universitário. Doutorado em Arte Contemporânea, leciona na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Foi Administrador da Fundação Centro Cultural de Belém, Programador de Artes Visuais da Culturgest, Diretor do Centro de Exposições do CCB, consultor da Fundação Calouste Gulbenkian, curador da Representação Portuguesa à Bienal de Veneza (1999) e co-curador da Representação Portuguesa à Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza 2010. É autor de diversas publicações sobre arte e arquitetura. Já em 2025, publicou "Uivar à Lua, escritos sobre artistas" (Tinta da China, 2025).June Crespo
June Crespo (Pamplona, 1982) vive e trabalha em Bilbau. Licenciou-se em Belas-Artes pela Universidade do País Basco (Bilbau) em 2005 e completou uma residência de dois anos no De Ateliers (Amesterdão) em 2017. As suas exposições individuais incluem: Danzante (2025) na Secession, Viena; Rose Traction (2025) no Le Crédac, Paris; Solar (2025) na Ehrhardt Flórez Gallery, Madrid; Their weft, the grass (2024) em 1646.nl, Haia; Vascular (2024) no Museu Guggenheim Bilbao; They saw their house turn into fields (2023) no CA2M, Madrid; Acts of Pulse (2022) na P420, Bolonha; entre alguien y algo (2022)na Carreras Mugica, Bilbau; Am I an Object (2021) na PA///KT, Amesterdão; Helmets (2020) no Artium, Vitoria-Gasteiz. Recentemente, o seu trabalho foi também apresentado em exposições coletivas como: L’écorce (2023) no CRAC Alsace; The Milk of Dreams (2022) na Bienal de Veneza; Fata Morgana (2022) no Jeu de Paume, Paris; e The Point of Sculpture (2021) na Fundação Miró, Barcelona.
-
O MESMO ERRO AMANHÃ
com Delfim Sardo e June Crespo
6 – 8 nov. 2025
A quem se destina?
Artistas e estudantes de arte (artes visuais, som, performance, artes cénicas, história de arte e curadoria), profissionais e estudantes de arquitetura, profissionais e estudantes em áreas de pensamento crítico e expressão escrita
Local: Rua do Sol / CCOP (Rua do Duque de Loulé, 202, Porto)
Idioma: Português
Programa:
Quinta-feira, 6 nov.
09:30 – 10:00 | Sessão de boas-vindas
10:00 – 13:00 | Seminário | Delfim Sardo
14:30 – 18:30 | Seminário | June Crespo
Sexta-feira, 7 nov.
10:00 – 13:00 | Seminário | Delfim Sardo
14:00 – 18:30 | Oficina | June Crespo
Sábado, 8 nov.
10:00 – 14:00 | Oficina | June Crespo
16:30 – 18:00 | Sessão Pública: O mesmo erro amanhã – Conversa ping-pong com Delfim Sardo e June Crespo
PROGRAMA COMPLETO / FULL PROGRAMME (PT + EN) -
O mesmo erro amanhã propõe uma reflexão sobre os processos de criação artística e as formas como o erro, a hesitação ou a tentativa inacabada podem participar na construção de sentido e de experiência. O curso aborda o fazer artístico como um campo de experimentação contínua, onde o gesto, a matéria e o pensamento se entrelaçam.
As sessões orientadas por Delfim Sardo e June Crespo desenvolvem estas questões a partir de perspetivas distintas e complementares – entre a proximidade com os materiais e a reflexão crítica sobre o objeto artístico, explorando o papel da contingência e da perceção como dimensões essenciais da prática e da receção da arte. Para esta reflexão serão convocados exemplos das artes visuais, do cinema, da música e da dança. -
INSCRIÇÕES
Até 31 de outubro e devem ser efetuadas através de e-mail para plaka@agoraporto.pt, com as seguintes informações: nome, idade, profissão ou ocupação, número de telefone e CV abreviado. Limitado a 20 participantes.
Valor da inscrição:
25 euros
Desconto de 50% para:
• Portadores do Cartão Porto
• Maiores de 65 anos
• Estudantes
• Profissionais das artes e da cultura
• Pessoas em situação de desemprego
• Profissionais da Câmara Municipal do Porto e empresas municipais do Porto