Mediando processos de criação, reflexão e investigação em diferentes territórios da arte contemporânea, constitui-se enquanto plataforma de síntese, e análise, de medidas de apoio a artistas e agentes culturais e da sua articulação com a política cultural do município.
A plataforma PLÁKA é uma iniciativa da Câmara do Porto, promovida através do Departamento de Arte Contemporânea da Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M.
-
EQUIPA
Presidente da Câmara do Porto
Rui Moreira
Diretor Artístico
João Laia
Diretora Executiva
Sílvia Fernandes
Coordenador de Programação
Nuno Rodrigues
Gestora de Projeto
Diana Geiroto Gonçalves
Produtor Executivo
Vítor Rodrigues
Coordenador de Comunicação e Edição
Tiago Dias dos Santos
Comunicação e Mediação de Públicos
Diana dos Reis
Assistente de Direção
Yoan Teixeira
Assistente Administrativa
Cláudia Almeida
ÁGORA — CULTURA E DESPORTO, E.M.
Presidente do Conselho de Administração
Catarina Araújo
Conselho de Administração
César Navio
Ester Gomes da Silva
Secretariado da Administração
Liliana Gonçalves
DPO
Filipa Faria
Direção de Gestão de Pessoas, Organização e Sistemas de Informação
Sónia Cerqueira (Diretora)
Cátia Ferreira, Elisabete Martins, Helena Vale, Joana Ngola, João Carvalhido, Jorge Ferreira, Madalena Peres, Paulo Cardoso, Paulo Moreira, Ricardo Faria, Ricardo Santos, Salomé Viterbo, Sandra Pinheiro, Susete Coutinho, Vânia Silva
Direção de Serviços Jurídicos e de Contratação
Jorge Pinto (Diretor)
Amanda Leite, André Cruz, Eunice Coelho, Francisca Mota, Pedro Caimoto, Leonor Mendes, Luís Areias, Luís Brito, Manuel Teixeira, Márcia Teixeira, Marta Silva, Sofia Rebelo
Direção Financeira
Rute Coutinho (Diretora)
Alexandra Espírito Santo, Ana Paula Areias, Ana Rita Rodrigues, João Monteiro, Fernanda Reis, Manuela Roque, Mariana Vilela, Sandra Ferreira, Sérgio Sousa, Sónia Pinto
Direção de Comunicação e Imagem
Bruno Malveira (Diretor)
Agostinho Ferraz, Catarina Madruga, Francisco Ferreira, Gina Macedo, José Reis, Rosário Serôdio, Pedro Sousa, Ricardo Alves, Rui Meireles, Rute Carvalho, Sara Oliveira, Maria Bastos
Aquisições
O projeto Aquisições tem como principais objetivos dinamizar a Coleção Municipal de Arte e valorizar o património artístico do Porto, documentando a memória da prática artística da cidade através da aquisição de novas obras.
Com frequência anual, o processo de aquisições decorre com base num comité de seleção independente, composto por especialistas em diferentes domínios da arte contemporânea nomeado para cada edição, e contempla duas modalidades distintas:
- Aquisições mediante recomendações realizadas ao município pelo comité de seleção que acompanha e avalia projetos artísticos apresentados em contexto de galeria ao longo do ano, partindo de um orçamento de 125 mil euros;
- Aquisição direta de obras através da submissão de sugestões por parte de artistas e coletivos artísticos sediados na cidade, e consequente avaliação do comité de seleção, com base num orçamento de 75 mil euros.
Comité de Seleção 2024
- Comité 2024
Desirée Pedro
Em representação da Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra
Désirée Pedro (Porto Amélia, Moçambique, 1970) é licenciada em Arquitectura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (1996). Trabalhou com José Bernardo Távora / Fernando Távora e João Mendes Ribeiro / José António Bandeirinha. Em 1996, fundou o Atelier do Corvo com o arquiteto Carlos Antunes. Desde 2008, é assistente convidada da ESAD (Matosinhos), e desde 2013, leciona também no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ-UC). É Vice-Diretora do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) e da Anozero - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra.
João Laia
João Laia é Diretor Artístico da Direção de Arte Contemporânea da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, cargo que inclui a programação e gestão da Galeria Municipal do Porto, da plataforma de apoio à prática artística Pláka, da Fonoteca Municipal do Porto, além da coordenação de outros projetos de âmbito cultural e artístico.
Com formação em ciências sociais, teoria do cinema e arte contemporânea, João Laia assumiu, entre 2019 e 2023, a função de curador-chefe do Kiasma - Museu Nacional de Arte Contemporânea de Helsínquia. Juntamente com Valentinas Klimašauskas, foi curador da 14ª Trienal do Báltico, no CAC - Contemporary Art Centre, em Vilnius (2021) e apresentou a dupla de artistas Pakui Hardware no Pavilhão Lituano na 60ª Bienal de Veneza (2024).Curador da 12ª edição da GIBCA - Göteborg International Biennial for Contemporary Art, na Suécia, João Laia conta na sua extensa experiência curatorial colaborações com a Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, (Turim), La Casa Encendida, Madrid; MACBA - Museu de Arte Contemporânea de Barcelona; MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa; Moscow Young Art Biennial, MMOMA; Whitechapel Gallery, Londres, e a Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, São Paulo.
Entre exposições, projeções de filmes, programas públicos e de performance, João Laia tem uma vasta experiência com práticas artísticas de diferentes gerações, media e geografias que procuraram expandir formatos tradicionais, questionando histórias estabelecidas e experimentando narrativas alternativas, tendo colaborado com artistas como Alex Baczyński-Jenkins, Sol Calero, Simon Fujiwara, Laure Prouvost, Dineo Seshee Bopape ou Daniel Steegmann Mangrané.Maura Marvão
Maura Marvão (Porto, 1970) é licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Arts Administration pela New York University. Trabalhou nas Nações Unidas e no New Museum of Contemporary Art em Nova York. Participou em vários projetos culturais e lecionou Marketing Cultural em diversas instituições, incluindo a Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Curadoria e Mercados de Arte. Leciona Art Markets and Practices of Collecting no Programa de Culture Studies (Mestrados e Doutoramentos) da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa e também leciona Colecionismo, Galerias e Leilões no Curso de Curadoria para estudantes de países africanos de língua portuguesa organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a Escola das Artes da Universidade Católica. Organizou inúmeras conferências e seminários internacionais. É representante em Portugal e Espanha da leiloeira Phillips. Foi presidente da ADIAC (Associação de Difusão Internacional de Arte Contemporânea), membro do Conselho de Administração da Fundação da Juventude (departamento de cultura), presidente fundadora da secção portuguesa do National Museum of Women in the Arts de Washington e presidente do Grupo de Amigos da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. Atualmente é membro do Conselho Consultivo da Escola de Artes da UCP e faz parte da direção da Associação Bagos D'Ouro, que promove a educação e a integração social de crianças e jovens da região do Douro.