Plataforma Municipal de Apoio à arte contemporânea

Porto.

PLÁKA reúne projetos que consubstanciam a política municipal de apoio à prática artística contemporânea no Porto, dando forma às iniciativas Aquisições, Colectivos Pláka, Anuário, Criatório, Shuttle e Inresidence.
Mediando processos de criação, reflexão e investigação em diferentes territórios da arte contemporânea, constitui-se enquanto plataforma de síntese, e análise, de medidas de apoio a artistas e agentes culturais e da sua articulação com a política cultural do município.
A plataforma PLÁKA é uma iniciativa da Câmara do Porto, promovida através do Departamento de Arte Contemporânea da Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M.
 
  • EQUIPA

    Presidente da Câmara do Porto
    Rui Moreira

    Diretor Artístico
    João Laia
     
    Diretora Executiva
    Sílvia Fernandes

    Coordenador de Programação
    Nuno Rodrigues

    Gestora de Projeto
    Diana Geiroto Gonçalves

    Produtor Executivo
    Vítor Rodrigues

    Coordenador de Comunicação e Edição
    Tiago Dias dos Santos

    Comunicação e Mediação de Públicos
    Diana dos Reis
     
    Assistente de Direção
    Yoan Teixeira

    Assistente Administrativa
    Cláudia Almeida


    ÁGORA — CULTURA E DESPORTO, E.M.

    Presidente do Conselho de Administração
    Catarina Araújo

    Conselho de Administração
    César Navio
    Ester Gomes da Silva

    Secretariado da Administração
    Liliana Gonçalves

    DPO
    Filipa Faria

    Direção de Gestão de Pessoas, Organização e Sistemas de Informação
    Sónia Cerqueira (Diretora)
    Cátia Ferreira, Elisabete Martins, Helena Vale, Joana Ngola, João Carvalhido, Jorge Ferreira, Madalena Peres, Paulo Cardoso, Paulo Moreira, Ricardo Faria, Ricardo Santos, Salomé Viterbo, Sandra Pinheiro, Susete Coutinho, Vânia Silva

    Direção de Serviços Jurídicos e de Contratação 
    Jorge Pinto (Diretor)
    Amanda Leite, André Cruz, Eunice Coelho, Francisca Mota, Pedro Caimoto, Leonor Mendes, Luís Areias, Luís Brito, Manuel Teixeira, Márcia Teixeira, Marta Silva, Sofia Rebelo

    Direção Financeira 
    Rute Coutinho (Diretora)
    Alexandra Espírito Santo, Ana Paula Areias, Ana Rita Rodrigues, João Monteiro, Fernanda Reis, Manuela Roque, Mariana Vilela, Sandra Ferreira, Sérgio Sousa, Sónia Pinto

    Direção de Comunicação e Imagem
    Bruno Malveira (Diretor)
    Agostinho Ferraz, Catarina Madruga, Francisco Ferreira, Gina Macedo, José Reis, Rosário Serôdio, Pedro Sousa, Ricardo Alves, Rui Meireles, Rute Carvalho, Sara Oliveira, Maria Bastos
Porto.

O que são cookies
O cookie é um ficheiro de informação automaticamente colocado nos discos rígidos dos computadores ou dispositivos móveis dos utilizadores, quando estes acedem a certos websites. O cookie identifica o programa de navegação no servidor, possibilitando o armazenamento de informação no servidor, por forma a melhorar as experiências dos Utilizadores.

A informação recolhida respeita as preferências de navegação dos Utilizadores, designadamente a forma como os Utilizadores acedem e utilizam o website e a zona do país através do qual acedem, entre outros, não incluindo, como tal, informação que os identifique, mas meras informações genéricas.
A maioria dos programas de navegação está definida para aceitar cookies, embora seja possível configurar o navegador para recusar todos os cookies ou para indicar quando um cookie está a ser enviado, conforme descrito na informação abaixo. Note-se, no entanto, que se recusar os cookies algumas funcionalidades do website poderão não funcionar corretamente.

Porque é que utilizamos Cookies
O nosso Website utiliza cookies nos termos descritos abaixo e a Ágora é a entidade responsável pelo seu tratamento.

A utilização de cookies visa melhorar o desempenho do nosso Website e maximizar a sua experiência ao navegar no mesmo, nomeadamente permitindo uma navegação mais rápida e eficiente, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. Esta Política de Cookies explica como o fazemos. Caso tenha alguma dúvida quanto aos termos de funcionamento dos cookies utilizados pela Ágora, envie um email para dpo@agoraporto.pt.

Gestão de Cookies
Todos os browsers permitem ao respetivo utilizador aceitar, recusar ou apagar cookies, nomeadamente através da seleção das definições apropriadas no respetivo navegador. Tenha em atenção, no entanto, que a desativação dos cookies pode afetar, parcial ou totalmente, a sua experiência de navegação no Website. Pode configurar os cookies no menu "opções" ou "preferências" do seu browser.

Para saber mais sobre cookies, visite www.allaboutcookies.org. onde poderá encontrar informações sobre como gerir as suas configurações para os vários fornecedores de navegadores.

Alterações
A Ágora reserva-se no direito de, a qualquer momento, sem necessidade de aviso prévio e com efeitos imediatos, alterar, adicionar, atualizar ou eliminar, parcial ou totalmente, a presente informação sobre cookies.

A lista de cookies será atualizada sempre que necessário, à medida que sejam modificadas as funcionalidades ou serviços disponibilizados através deste Website. Sem prejuízo, durante a referida atualização, é possível que a lista deixe de incluir algum cookie.

O utilizador deve consultar periodicamente esta página para confirmar se foram efetuadas quaisquer atualizações ou alterações.


Cookies utilizados
PHPSESSID Armazena informação essencial relativa à ID de sessão do utilizador, para efeitos de gestão da navegação durante a sessão. Duração da sessão
_ga Este cookie recolhe informação sobre como os utilizadores usam este site, para efeitos analíticos. 2 anos
_gat Este cookie limita a recolha de dados se forem recebidos demasiados pedidos de utilizadores numa página. Alguns pedidos de utilizadores são bloqueados e os resultados são projetados.
10 minutos
_gid Este cookie recolhe informação sobre como os utilizadores usam este site, para efeitos analíticos. 24 horas
cookie_accept Cookie de aceitação dos termos de Cookies 1 ano

Cookies de terceiros
twitter.com Cookies referentes a partilhas de Twitter
google.com Cookies referentes a analytics e publicidade
youtube.com Cookies referentes a videos Youtube presentes no site
vimeo.com Cookies referentes a videos Vimeo presentes no site

Como contactar-nos
Se tem perguntas, comentários ou dúvidas sobre esta Política de Cookies ou outras práticas de tratamento de informação deste Website, entre em contacto connosco através do email dpo@agoraporto.pt.

Criatório

O período de candidaturas ao Criatório 2024 decorre entre 14 de fevereiro e as 18h de 12 de março.

Criatório é um concurso anual de apoio à criação e programação artísticas no Porto que abrange as seguintes áreas: Artes visuais e curadoria; Artes performativas; Composição, programação e performance musical; Literatura e pensamento crítico. Este programa de financiamento tem como principais objetivos contribuir para a consolidação da atividade de artistas e agentes culturais provenientes de múltiplas disciplinas artísticas, e que no Porto podem encontrar um contexto propício ao desenvolvimento da sua prática profissional.

A edição deste ano do Criatório apoiará 17 projetos de criação e investigação artística com bolsas de 15 mil euros e 12 espaços de programação com bolsas de 20 mil euros. Toda a informação sobre o processo de candidatura deve ser consultada no Regulamento de Concurso.
 

Júri 2024

  • Projetos de Criação e Investigação Artística
  • Bárbara Rodríguez Muñoz

     
    Bárbara Rodríguez Muñoz é Diretora de Exposições e da Coleção e membro do Comité Consultivo de Artes Visuais do Centro Botín (Santander). Entre 2014 e 2021 foi curadora da Wellcome Collection (Londres). Ao longo da sua carreira, colaborou com instituições de renome como a South London Gallery, Freud Museum (Londres), Royal Opera House de Londres, Gropius Bau (Berlim) ou o MAAS - Museum of Applied Arts & Sciences (Sydney).

    É editora da antologia HEALTH, parte da aclamada série "Documents of Contemporary Art", publicada pela MIT Press e pela Whitechapel Gallery, contando também com publicações na Art Agenda, Afterall, Concreta, Gwangju Biennale, Les Laboratoires d 'Aubervilliers, MARG e Mousse. Mestre em Curating Contemporary Art pelo Royal College of Art (London), leccionou em diferentes instituições em Londres (Goldsmiths, London College of Communication e Central St Martins).
  • Carla Nobre Sousa

     
     Carla Nobre Sousa é co-diretora artística da Alkantara Associação Cultural desde 2018. Integrou a estrutura em 2016, ano em que foi coordenadora de produção do Alkantara Festival, tendo depois assumido a função de assessoria de programação. De 2011 a 2015 colaborou com a Associação Cultural Materiais Diversos, onde foi responsável pela produção e difusão internacional de projetos de Tiago Guedes, Sofia Dias & Vítor Roriz, Marcelo Evelin, Filipa Francisco, Pablo Fidalgo Lareo e Teresa Silva & Elizabete Francisca, entre outros. Detém um mestrado Erasmus Mundus em Artes do Espectáculo (Université Libre de Bruxelles/Université de Nice-Sophia Antipolis) e é licenciada em Teatro e Ciência Política (McGill University, Montréal).
  • Rita Barbosa

     
     Rita Barbosa é realizadora e artista visual licenciada em artes digitais, no curso de som e imagem da Universidade Católica do Porto (2002). A sua prática artística é desenvolvida principalmente na imagem filmada, tendo vindo também a trabalhar em colaboração na criação, escrita e conceção visual de projetos nas áreas do teatro e da performance. No seu trabalho procura, pelo cruzamento disciplinar, desconstruir processos operativos, pensando a arte como um jogo estético.
  • Espaços de Programação Artística
  • Ana Carvalho

     
    Ana Carvalho é diretora da EDITORIA, consultora do Município de Braga para a Estratégia Braga 2030 e doutoranda de Políticas Culturais na Universidade de Barcelona. Entre 2017 e 2019 foi diretora artística do Fórum Internacional Gaia dedicado à reflexão e programação sobre questões da sustentabilidade e alterações climáticas e entre setembro de 2014 e 2019 foi diretora do projeto Armazém 22. Foi consultora de projetos culturais para a CIM do Alto Minho. Trabalha como gestora cultural desde 1999 em diversas entidades do setor. Entre julho de 2011 e julho 2014 foi Subdiretora-geral da Direção-Geral das Artes (DGArtes), lugar que assume após dirigir a Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas – ADDICT. Em 2008, é convidada para coordenar os projetos europeus e as Relações com a Comissão Europeia no âmbito do Eixo Atlântico Alto Minho. Em 2006, coordena cientificamente a 1ª Pós-graduação em Marketing de Artes no Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM). Tem mestrado em Arts Management, pela City University, Londres, e licenciatura em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e pós-graduação em Marketing Management pelo IPAM. 
  • André Sousa

     
    André Sousa vive e trabalha no Porto e em Frankfurt. Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (1998/2003), desde então exibe o seu trabalho em exposições coletivas e individuais, a nível nacional e internacional. Entre as suas exposições, destacam-se “Saudade” (2018, Fosun Foundation, Shangai, China), “Sad Movie” (2018, Kunsthalle Freeport, Bangkok, Tailândia), “Parte-se a guita, perde-se a bala” (2017, Galeria Múrias Centeno, Porto, Portugal), “Uma Coleção = Um Museu” (2007-2017), “Obras da Coleção António Cachola” (2017, MACE, Elvas, Portugal), “Matter Fictions” (2016, Museu Berardo, Lisboa, Portugal), “12 Contemporâneos: Estados Presentes” (2014, Museu de Serralves, Porto, Portugal), “Prémio EDP – Novos Artistas 2007” (2007, CACE Cultural, Porto, Portugal), entre outras. Desde 2008, é co-coordenador do projeto e espaço artístico Uma Certa Falta de Coerência, no Porto.
  • Samuel Leuenberger

     
    Samuel Leuenberger é curador independente. Sediado entre Basileia e Berlim, Leuenberger conta com mais de 20 anos de experiência nas artes visuais. É fundador e diretor do SALTS, um espaço de exposições sem fins lucrativos em Birsfelden, Suiça. Desde 2016, é curador do setor Parcours da Art Basel. Tem colaborado com diferentes instituições, exposições e programas internacionais, entre os quais se contam o Centre Pasquart (2018), Bienne, Salon Suisse-Pro Helvetia, Veneza (2017); Les Urbaines, Lausanne (2015); e 14 Rooms, Basileia (2014). Foi consultor artístico na Frahm Ltd em Londres; curador assistente na Kunsthalle Zurich; e especialista em arte pós-guerra e contemporânea na Christie's Auctioneers, em Zurique. Mestre em Belas Artes (Arte Pós-Guerra e Contemporânea) pelo Instituto Sotheby's, numa colaboração com a Universidade de Manchester, atualmente, lecciona na Zürcher Hochschule der Künste (ZHDK) em Zurique. É também membro do comité do Kunstkredit Basel (o mais antigo Conselho Municipal de Artes da Suíça).