Plataforma Municipal de Apoio à arte contemporânea

Porto.

PLÁKA reúne projetos que consubstanciam a política municipal de apoio à prática artística contemporânea no Porto, dando forma às iniciativas Aquisições, Colectivos Pláka, Anuário, Criatório, Shuttle e Inresidence.
Mediando processos de criação, reflexão e investigação em diferentes territórios da arte contemporânea, constitui-se enquanto plataforma de síntese, e análise, de medidas de apoio a artistas e agentes culturais e da sua articulação com a política cultural do município.
A plataforma PLÁKA é uma iniciativa da Câmara do Porto, promovida através do Departamento de Arte Contemporânea da Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M.
 
  • EQUIPA

    Presidente da Câmara do Porto
    Rui Moreira

    Diretor Artístico
    João Laia
     
    Diretora Executiva
    Sílvia Fernandes

    Coordenador de Programação
    Nuno Rodrigues

    Gestora de Projeto
    Diana Geiroto Gonçalves

    Produtor Executivo
    Vítor Rodrigues

    Coordenador de Comunicação e Edição
    Tiago Dias dos Santos

    Comunicação e Mediação de Públicos
    Diana dos Reis
     
    Assistente de Direção
    Yoan Teixeira

    Assistente Administrativa
    Cláudia Almeida


    ÁGORA — CULTURA E DESPORTO, E.M.

    Presidente do Conselho de Administração
    Catarina Araújo

    Conselho de Administração
    César Navio
    Ester Gomes da Silva

    Secretariado da Administração
    Hélder Roque, Liliana Santos

    DPO
    Filipa Faria

    Direção de Gestão de Pessoas, Organização e Sistemas de Informação
    Sónia Cerqueira (Diretora), Cátia Ferreira, Elisabete Martins, Helena Vale, João Carvalhido, Jorge Ferreira, Madalena Peres, Paulo Cardoso, Paulo Moreira, Ricardo Faria, Ricardo Santos, Rui Duarte, Salomé Viterbo, Sandra Pinheiro, Susete Coutinho, Vânia Silva, Vera Dias.

    Direção de Serviços Jurídicos e de Contratação
    Sérgio Caldas (Diretor), Ana Marta Matos, André Cruz, Beatriz Radiche, Eunice Coelho, Francisca Mota, Leonor Mendes, Luís Areias, Luís Brito, Mafalda Vieira, Márcia Teixeira, Marta Silva, Pedro Caimoto, Sofia Rebelo.

    Direção Financeira
    Rute Coutinho (Diretora), Alexandra Espírito Santo, Alice Martins, Ana Paula Areias, Ana Rita Rodrigues, Fernanda Reis, João Monteiro, Manuela Roque, Pedro Dinis, Sandra Ferreira, Sérgio Sousa, Sónia Pinto.

    Direção de Comunicação e Imagem
    Bruno Malveira (Diretor), Agostinho Ferraz, Catarina Madruga, Francisco Ferreira, Gina Macedo, José Reis, Maria Bastos, Mariana Rodrigues, Ricardo Alves, Rosário Serôdio, Rui Meireles, Rute Carvalho, Rute Fonseca.
Porto.

O que são cookies
O cookie é um ficheiro de informação automaticamente colocado nos discos rígidos dos computadores ou dispositivos móveis dos utilizadores, quando estes acedem a certos websites. O cookie identifica o programa de navegação no servidor, possibilitando o armazenamento de informação no servidor, por forma a melhorar as experiências dos Utilizadores.

A informação recolhida respeita as preferências de navegação dos Utilizadores, designadamente a forma como os Utilizadores acedem e utilizam o website e a zona do país através do qual acedem, entre outros, não incluindo, como tal, informação que os identifique, mas meras informações genéricas.
A maioria dos programas de navegação está definida para aceitar cookies, embora seja possível configurar o navegador para recusar todos os cookies ou para indicar quando um cookie está a ser enviado, conforme descrito na informação abaixo. Note-se, no entanto, que se recusar os cookies algumas funcionalidades do website poderão não funcionar corretamente.

Porque é que utilizamos Cookies
O nosso Website utiliza cookies nos termos descritos abaixo e a Ágora é a entidade responsável pelo seu tratamento.

A utilização de cookies visa melhorar o desempenho do nosso Website e maximizar a sua experiência ao navegar no mesmo, nomeadamente permitindo uma navegação mais rápida e eficiente, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. Esta Política de Cookies explica como o fazemos. Caso tenha alguma dúvida quanto aos termos de funcionamento dos cookies utilizados pela Ágora, envie um email para dpo@agoraporto.pt.

Gestão de Cookies
Todos os browsers permitem ao respetivo utilizador aceitar, recusar ou apagar cookies, nomeadamente através da seleção das definições apropriadas no respetivo navegador. Tenha em atenção, no entanto, que a desativação dos cookies pode afetar, parcial ou totalmente, a sua experiência de navegação no Website. Pode configurar os cookies no menu "opções" ou "preferências" do seu browser.

Para saber mais sobre cookies, visite www.allaboutcookies.org. onde poderá encontrar informações sobre como gerir as suas configurações para os vários fornecedores de navegadores.

Alterações
A Ágora reserva-se no direito de, a qualquer momento, sem necessidade de aviso prévio e com efeitos imediatos, alterar, adicionar, atualizar ou eliminar, parcial ou totalmente, a presente informação sobre cookies.

A lista de cookies será atualizada sempre que necessário, à medida que sejam modificadas as funcionalidades ou serviços disponibilizados através deste Website. Sem prejuízo, durante a referida atualização, é possível que a lista deixe de incluir algum cookie.

O utilizador deve consultar periodicamente esta página para confirmar se foram efetuadas quaisquer atualizações ou alterações.


Cookies utilizados
PHPSESSID Armazena informação essencial relativa à ID de sessão do utilizador, para efeitos de gestão da navegação durante a sessão. Duração da sessão
_ga Este cookie recolhe informação sobre como os utilizadores usam este site, para efeitos analíticos. 2 anos
_gat Este cookie limita a recolha de dados se forem recebidos demasiados pedidos de utilizadores numa página. Alguns pedidos de utilizadores são bloqueados e os resultados são projetados.
10 minutos
_gid Este cookie recolhe informação sobre como os utilizadores usam este site, para efeitos analíticos. 24 horas
cookie_accept Cookie de aceitação dos termos de Cookies 1 ano

Cookies de terceiros
twitter.com Cookies referentes a partilhas de Twitter
google.com Cookies referentes a analytics e publicidade
youtube.com Cookies referentes a videos Youtube presentes no site
vimeo.com Cookies referentes a videos Vimeo presentes no site

Como contactar-nos
Se tem perguntas, comentários ou dúvidas sobre esta Política de Cookies ou outras práticas de tratamento de informação deste Website, entre em contacto connosco através do email dpo@agoraporto.pt.

Shuttle

Aviso: Fase 2 de candidaturas termina às 18h00 de 19 de maio!

O programa Shuttle tem como principais objetivos promover internacionalmente a cultura da cidade e o trabalho de artistas, autores e agentes culturais sediados no Porto.

Esta iniciativa visa atribuir bolsas de apoio nas áreas de Artes visuais e curadoria; Artes performativas; Performance e composição musical; Tradução e criação literária e ensaística.

Com um orçamento total de 100 mil euros, as bolsas de apoio a atribuir variam entre os 1000 e os 7500 euros.

O programa de concurso está aberto em permanência, estando previstas três reuniões de avaliação. A primeira fase de candidaturas termina a 3 de fevereiro, a segunda a 19 de maio, e a terceira a 29 de setembro. 

Júri 2025

  • Júri 2025
  • Ana Anacleto

     
    Curadora independente, escritora e investigadora, Ana Anacleto tem desenvolvido, desde 2003, programação de artes visuais e projetos curatoriais em diversos contextos institucionais e independentes nacionais e internacionais. Colaborou com várias publicações na área da ensaística em arte e foi júri de inúmeros prémios, bolsas e residências artísticas. Foi docente na pós-graduação em curadoria na FCSH-NOVA e, atualmente, leciona no mestrado em artes plásticas na ESAD.CR. É curadora residente e responsável pelo programa de tutorias na RAMA – residências artísticas. Foi membro da Comissão para Aquisição de Arte Contemporânea da Colecção do Estado – MC e é, atualmente, membro da Comissão para Aquisição de Arte Contemporânea da Colecção da EGEAC – CML. É doutoranda em Arte Contemporânea no Colégio das Artes – UC.
  • Mónica Carroquino

     
    Mónica Carroquino é gestora cultural e curadora. Atualmente, é diretora da Catapulta, uma plataforma de lançamento para a arte contemporânea espanhola incubada na Fundação TBA21, e criada para se tornar uma plataforma independente apoiada por filantropos. Até 2024, foi diretora-adjunta da La Casa Encendida em Madrid, onde liderou um programa de arte transdisciplinar centrado em práticas experimentais contemporâneas durante mais de uma década.



  • Pedro Faro

     
    Pedro Faro é crítico de arte, historiador da arte e curador. É formado em História da Arte pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa, e em Comunicação Empresarial, pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Colaborou na revista L+arte (de 2006 a 2011). Foi consultor de Artes Visuais do programa de televisão Câmara Clara, na RTP2 (de 2010 a 2012). Tem desenvolvido e colaborado em várias atividades e projetos de investigação, curadoria, divulgação, crítica, escrita e produção no âmbito da Arte Contemporânea. Trabalha no Atelier-Museu Júlio Pomar desde a sua criação em 2013, produzindo e comissariando exposições e investigação em torno da obra de Júlio Pomar. É diretor-adjunto das Galerias Municipais de Lisboa desde janeiro de 2023. De Janeiro de 2017 a Março de 2019, fez parte da direção das Galerias Municipais de Lisboa (Adjunto da Direção para a parte artística), no âmbito da qual também foi comissário e organizou várias exposições e projetos editoriais. Integra a secção portuguesa da AICA - Associação Internacional de Críticos de Arte, desde 2009, tendo feito parte da sua direcção entre 2012-2015.
01 / 09
  • Projeto de Internacionalização 2025 da Calote Esférica - Associação Cultural

    Projeto de Internacionalização 2025 da Calote Esférica - Associação Cultural

    Luísa Saraiva

    Âmbito: Apresentação da peça Bocarra no Radialsystem em Berlim (Alemanha) e da performance Tirana no SESC São Paulo (Brasil).

    Atribuição do apoio: abril de 2025

    Execução do projeto: agosto de 2025

    Estreada no Festival Dias da Dança 2024, no Porto, Bocarra é uma peça sobre a mecânica do corpo em movimento como instrumento sonoro, partindo do repertório de canto polifónico feminino da Península Ibérica sobre sentimentos de amargura e violência. Originalmente concebida para um formato duracional com estreia no Museu de Serralves, no Porto, em 2022, Tirana é uma performance que parte de uma pesquisa sobre os espaços entre a respiração, o som e o canto, e sobre o conceito de empatia respiratória. 


    Luísa Saraiva é coreógrafa e nascida no Porto, Portugal. Estudou psicologia na Universidade do Porto e dança na Folkwang Arts University em Essen. A sua prática artística explora a linguagem do corpo e da voz, e está entre a coreografia e a composição musical. Em 2019/2020, foi uma das coreógrafas residentes no K3 | Tanzplan Hamburg. O seu trabalho foi apresentado em diferentes festivais e teatros em Portugal, na Alemanha, França, Espanha, Suíça e Bélgica.


     
    Bocarra
    Coreografia, Direção Artística: Luísa Saraiva / Performance de e com: Luisa Fernanda Alfonso, Alexandre Achour, Luísa Saraiva / Instrumentos: Inês Tartaruga Água / Desenho de som: Francisco Antão / Desenho de Luz: Cárin Geada / Figurinos: Isabelle Lange / Treino Vocal: Fabíola Fernandes / Treino de autodefesa: Zeina Hanna, Manuel Pérez Bouza / Produção Executiva: Apricot Productions (DE); Mariana Costa (PT)

    Tirana
    Coreografia e direção artística: Luísa Saraiva / Instrumentos e instalação sonora: Inês Tartaruga Água / Performance: Alice Heyward, Fabíola Augusta, Luisa Fernanda Alfonso e Luísa Saraiva / Ouvido externo e apoio à dramaturgia: Francisco Antão / Pesquisa: Alice Heyward, Luísa Saraiva e Julius Gabriel / Figurinos: Isabelle Lange / Desenho de luz: Thais Nepomuceno / Pesquisa e treino de respiração: Sudeep Kumar Puthyaparambath / Treino vocal: Fabíola Augusta / Direção de produção: Apricot Productions 

    Fotografia © Dinis Santos
  • Participação no AME – Atlantic Music Expo

    Participação no AME – Atlantic Music Expo

    Throes + The Shine

    Âmbito: Participação do trio Throes + The Shine no AME – Atlantic Music Expo, em Praia (Cabo Verde).

    Atribuição do apoio: abril de 2025

    Execução do projeto: abril de 2025

    Em atividade desde 2011, a banda Throes + The é reconhecida pelos seus concertos altamente enérgicos e explosivos, tendo deixado um rasto de suor e sorrisos um pela Europa, África, Ásia e também pela América Latina. A participação no AME é mais um passo no caminho até agora trilhado, possibiltando colaborações com artistas de Cabo Verde e ir ao encontro de novos públicos. 

     Throes + The Shine é um trio luso-angolano formado por Mob Dedaldino, MC e kudurista de Luanda, e pelos produtores e instrumentistas Igor Domingues e Marco Castro, naturais do Porto. Desde a sua formação em 2011, a banda tem-se destacado pelos seus concertos intensos e eletrizantes, deixando um rasto de suor e sorrisos por toda a Europa, América Latina, África e Ásia. Ao longo da sua primeira década de existência, subiram aos palcos de alguns dos maiores festivais internacionais, mas o projeto vai muito além das performances ao vivo. Com uma discografia eclética, Throes + The Shine conta com seis álbuns de originais e uma série de singles repletos de colaborações com artistas de todo o mundo, refletindo uma evolução constante e uma identidade musical em permanente renovação.
    Mob Dedaldino - voz
    Igor Domingues - voz e bateria
    Marco Castro - teclado eletrónico

    Fotografia © Ana Viotti 
  • Internacionalização da antologia QEQTPQE??

    Internacionalização da antologia QEQTPQE??

    Coletivo Goteira

    Âmbito: Tradução da antologia de banda desenhada “Quem é que tu pensas que és??” (publicada em 2024 com o apoio do Criatório) e participação no festival Snail Eye, em Leipzig (Alemanha).

    Atribuição do apoio: abril de 2025
    Execução do projeto: junho de 2025

    A tradução da antologia “Quem é que tu pensas que és??” tem como objetivo funcionar como cartão de visita internacional para o Coletivo Goteira. A presença no festival irá possibilitar a colaboração com agentes internacionais, dando também a conhecer o trabalho do coletivo e restantes autores da antologia no circuito internacional da BD e publicação independente 

    O Coletivo Goteira, fundado em 2023 por biakosta, Amargo e Rita Mota, trabalha sobre e na área da Banda Desenhada. Para além de editar BD, a Goteira pretende, acima de tudo, fomentar uma comunidade de artistas e entusiastas de BD no Porto, com participação em feiras, facilitação de workshops e mediação de leitura no Clube do Livro de BD, organizado em parceria com a Bedeteca.
     
    Coletivo Goteira: biakosta, Amargo e Rita Mota / Tradução: André Pereira / Design: Rita Mota / Logística e Comunicação: Amargo e biakosta
  • “E as flores?” - Residência artística no Japão

    “E as flores?” - Residência artística no Japão

    Joana Gama

    Âmbito: Residência artística da pianista Joana Gama no Japão, com vista ao desenvolvimento do terceiro capítulo de uma trilogia de espetáculos infantis encetada em 2020.

    Atribuição do apoio: abril de 2025

    Execução do projeto: abril e maio de 2025

    Com estreia marcada na edição de 2025 do Festival de Sintra, “E as flores?” será o terceiro capítulo da trilogia dedicada aos mais novos composta pelos espetáculos “As árvores não têm pernas para andar” (2020) e “Pássaros & Cogumelos” (2022). Tendo já havido referências a elementos da cultura japonesa nos dois espectáculos anteriores, é neste que essa presença estará mais evidente. Após uma temporada passada na Madeira, na Primavera de 2024, Joana Gama fará uma residência artística no Japão, na Primavera de 2025. Durante esse período, a pianista aprofundará a investigação que tem vindo a desenvolver em torno das flores, focando-se agora nos usos, tradições e significados que lhes são atribuídos na cultura oriental.

    Joana Gama (Braga,1983) é uma pianista cujo trabalho se ramifica pelas artes performativas e pela investigação. Doutorada pela Universidade de Évora, é membro integrado do CESEM/NOVA FCSH. Compôs a banda sonora de KORA, curta-metragem de Cláudia Varejão, que estreou na Giornate degli Autori, e lançou recentemente o livro "Pássaros & Cogumelos" e o álbum "Strata", em parceria com Luís Fernandes.
    Joana Gama - criação e interpretação
    João Godinho - música original
    Lavandaria Estúdio - ilustrações
    Frederico Rompante - desenho de luz

  • "Cabral Corpo" - participação no Festival Mindelact 2025

    Associação Cultural Saaraci

    Âmbito: Apresentação de "Cabral Corpo" na 31ª edição do Festival Internacional de Teatro - Mindelact 2025, em Mindelo e Cidade da Praia (Cabo Verde).

    Atribuição do apoio: abril de 2025

    Execução do projeto: novembro de 2025

    "Cabral Corpo" é uma criação performática, inspirada em Amílcar Cabral, com encenação de Sara Estrela, artista cabo-verdiana, nascida de um desafio lançado pela Associação Cultural Saaraci.

    A Associação Cultural Saaraci representa um inovador projeto de artes performativas e tem na sua matriz uma identidade multicultural composta por elementos de vários países de língua oficial portuguesa, nomeadamente, Portugal, Brasil e Cabo Verde. Com sede na cidade do Porto, o coletivo Saaraci tem apresentado com as suas criações um estilo diferenciado, envolvendo vários géneros e disciplinas, com criações para todos os públicos, rompendo barreiras disciplinares, metodológicas e temáticas. O coletivo teatral que esta associação representa propõe se ser, a partir das suas criações teatrais contemporâneas, um pólo de liberdade, criatividade, contaminação e experiência. Constituído no seu núcleo por artistas com currículos vastos e reconhecidos internacionalmente, o Saaraci Coletivo Teatral tenta deixar a sua marca, com uma energia renovada, e vários teatros num palco só. 
    Encenação e Direção Artística: Sara Estrela / Cenografia e Espaço Cénico: João Branco / Apoio na Dramaturgia: Filinto Elísio, a partir de escritos de Amílcar Cabral / Interpretação: Emerson Henriques, Nuno Barreto e Zeca Cardoso / Direção Musical e Apoio à Criação: Jeff Hessney / Desenho de Luz: Péricles Silva / Produção e Figurinos: Janaina Alves / Fotografias e Apoio à Criação: Sofia Berberan

    Coprodução: Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, Centro Dramático de Viana do Castelo e Festival Mindelact / Produção: Saaraci Coletivo Teatral / Parcerias: Companhia Nacional de Espetáculos, Um Coletivo, Associação Caboverdiana

    Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes 
  • Fragoso Destino

    Fragoso Destino

    Dori Nigro e Paulo Pinto

    Âmbito: Residência criativa comunitária em Olinda (Pernambuco, Brasil), desenvolvida pelo artista Dori Nigro em parceria com o artista Paulo Pinto.

    Atribuição do apoio: abril de 2025

    Execução do projeto: abril e maio de 2025

    Fragoso Destino é um projeto multidisciplinar em torno da problemática do racismo ambiental, que conjuta prática artística e investigação, através de ações ligadas às águas, à ecologia, à ancestralidade afroamericana, à autobiografia familiar. A ter lugar em Olinda (Brasil), o projeto será desenvolvido por Dori Nigro, em parceria com Paulo Pinto, através de diferentes ações, encontros e oficinas junto da comunidade do “canal do Fragoso” e das memórias de um “ex-rio”, que outrora integrou uma paisagem natural onde viviam comunidades indígenas. 

    Dori Nigro é performer e arte-educador. Desde 2007 dedica-se à criação artística com cruzamentos disciplinares. Dori Nigro é licenciado em pedagogia e bacharelado em comunicação social/fotografia. Com doutoramento, mestrado e especialização no campo da arte contemporânea, práticas artísticas e arte/educação, vive entre Portugal e Brasil, dinamizando atividades culturais com artistas e comunidades locais. Cuida, com Paulo Pinto, da LARóyé - casa/atelier de partilhas afetivas, criativas, ancestrais e da Baronesas do Fragoso, projeto de residência em re/criação artística. É membro da União Negra das Artes, UNA.

    Paulo Pinto é performer, poeta e multiartista não binário, com mais de três décadas de trabalho artístico. É também arte-educador, arte-terapeuta, psicólogo, professor no campo da psicologia, saúde mental, arte-terapia,arte-educação. Atualmente desenvolve investigação em parceria com o Pós Doutoramento em Arte Contemporânea da Universidade de Coimbra e o de Média-Arte Digital da Universidade do Algarve; é Doutor em Educação Artística, pela FBAUP; é Mestre/Licenciado/Bacharel em Psicologia; é Especialista em Representação Teatral, em Arte/terapia e Abordagem Corporal, em Abordagem Sistêmica da Família, em Educação; é Licenciado em Artes Plásticas e Licenciando em Teatro.

     
     
  • The Reception of Team 10 in Portugal

    The Reception of Team 10 in Portugal

    Pedro Baía

    Âmbito: Tradução para inglês do livro "A Recepção do Tem 10 em Portugal", de Pedro Baía, a lançar no final do ano, em Roterdão.

    Atribuição do apoio: abril de 2025

    Execução do projeto: de abril a dezembro de 2025

    A Circo de Ideias publicou em 2020 o livro «A Recepção do Tem 10 em Portugal», a partir de uma investigação realizada por Pedro Baía em torno da influência das ideias desenvolvidas pelo Team 10 no contexto da cultura arquitetónica portuguesa entre 1951 e 1981. A Park Books, editora de Zurique especializada na edição de livros de arquitectura, manifestou interesse em publicar e distribuir internacionalmente a versão em inglês do livro com o título «The Reception of Team 10 in Portugal». A tradução para inglês do livro é da autoria de Catarina Aleixo e o projecto de edição conta com o apoio do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Universidade do Porto, da Fundação Marques da Silva, do Instituto Camões e da Circo de Ideias.

    Pedro Baía é arquiteto, professor, investigador e editor. Professor auxiliar convidado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e no Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa. Investigador integrado no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Universidade do Porto. Director da editora, livraria e galeria de arquitectura Circo de Ideias. 
    Autoria e coordenação editorial: Pedro Baía
    Tradução: Catarina Aleixo
    Editora e distribuição: Park Books
  • IETM - Participação na Reunião Plenária

    IETM - Participação na Reunião Plenária

    Circolando – Central Elétrica

    Âmbito: Participação da Circolando – Central Elétrica na Reunião Plenária da IETM – International Network for Contemporary Performing Arts, a realizar-se em Berlim.

    Atribuição do apoio: abril de 2025

    Execução do projeto: maio de 2025

    A ação enquadra-se numa estratégia de internacionalização que visa fortalecer parcerias, promover criações recentes como "Ou", "Feedback", "Cratera" e "Noite", e ampliar a presença da estrutura no circuito internacional, bem como a divulgação da Central Elétrica enquanto pólo de criação e residências artísticas. A participação inclui apresentações públicas, reuniões estratégicas e pitchings direcionados a programadores internacionais.
     

    Sob direção de André Braga e Cláudia Figueiredo, a Circolando – Central Elétrica é uma estrutura do Porto com 25 anos de atividade dedicada à criação transdisciplinar. A direção de produção é de Ana Carvalhosa e a programação de Pedro Vilela, dupla com vasta experiência em projetos artísticos, redes e cooperação internacional, à qual se junta Joana Borges, responsável de comunicação e design.
    Direção geral: André Braga, Cláudia Figueiredo e Ana Carvalhosa
    Direção artística: André Braga e Cláudia Figueiredo
    Direção produção: Ana Carvalhosa
    Produção: Joana Alves
    Produção e coordenação de espaços: Cláudia Santos
    Programação Central Elétrica: Pedro Vilela
    Coordenação técnica: Pedro Coutinho
    Comunicação: Joana Borges
    Apoio administração e gestão financeira: João Gravato

    Fotografia © José Caldeira
  • O Papel do Ballet Nacional no Património Cultural da Guiné-Bissau

    O Papel do Ballet Nacional no Património Cultural da Guiné-Bissau

    Ana Temudo

    Âmbito: Apresentação de resultado do projeto "O Papel do Ballet Nacional no Património Cultural da Guiné-Bissau", na Direção Geral da Cultura da Guiné-Bissau.

    Atribuição do apoio: abril de 2025

    Execução do projeto: janeiro de 2025

    Desenvolvido por Ana Temudo, o projeto visa aprofundar a investigação sobre o património cultural da Guiné-Bissau, com especial enfoque na história e relevância do Ballet Nacional no contexto cultural contemporâneo. Aproveitando a proximidade do 50.º aniversário da companhia, propõe o levantamento da sua trajetória em articulação com os diferentes contextos sociopolíticos do país. O projeto pretende valorizar o património imaterial, reforçar a identidade cultural e dar visibilidade ao setor cultural guineense atual.

    Ana Temudo: investigação
    Ana Temudo (Porto, 1989) é museóloga e curadora independente nas áreas das Artes e Estudos Culturais. Doutorada em Estudos do Património e mestre em Museologia, tem desenvolvido investigação sobre o património guineense. Foi premiada pela APOM em 2016, publicou livros e artigos, e realizou investigações no WereldMuseum (2023) e no Rockefeller Center (2024).